Por que você acorda todas as manhãs?

Você sabe qual o seu "Ikigai"

Oi? O que é isso? Calma, eu explico. Essa palavrinha tem sua origem no Japão e a tradução mais próxima é "a razão de ser de cada um".

Para os Japoneses todos carregamos um "ikigai"no nosso interior e precisamos descobrir ao longo da vida para viver mais e mais feliz.

O conceito vem de Okinawa, um grupo de ilhas ao sul do Japão com uma população de moradores centenários bem acima da expectativa de vida média, mesmo para os padrões japoneses. Eles acreditam que o "ikigai"é o segredo para a expectativa de vida nesse local.

Esse conceito é muito conhecido no Japão, e não se trata de apenas ter longevidade, mas de ter uma vida feliz e bem aproveitada. De nada adianta se viver muito, sem encontrar seu "ikigai".

No texto que escrevi sobre missão de vida eu falei sobre como é importante encontrar o que viemos fazer aqui, o que realmente nos faz feliz.

Encontrar nosso "ikigai" é encontrar nosso motivo de acordar todas as manhãs, de encontrar algo que dê sentido a sua vida.

Segundo Ken Moji, autor do livro "Ikigai", encontrar o seu não é difícil, embora não seja simples. Você pode começar apreciando as coisas simples, e ir percebendo o que dá sentido a sua vida, o que faz seu coração bater mais.

Eu me lembrei de um tempo, recém que havia saído do interior pra morar na cidade, eu não gostava de nada relacionado a natureza, ainda falava que "mato" eu já tinha visto que chega, não queria mais. Isso acontecia por que naquela época, eu estava numa fuga, fuga das minhas origens, de quem eu era, de uma infância difícil e que eu não sabia como lidar. Então tudo que me remetesse aquele passado eu não queria nem olhar. Lembro a primeira vez que alguém me disse, "olha essa àrvore, que linda" e eu olhei pra pessoa pra ver se ela não estava tirando com a minha cara. Como assim, arvore linda, arvore são arvores e pronto. Eu não sabia apreciar um por do sol, um barulho de uma cachoeira ou um lindo arco-iris após a chuva. Eu queria mesmo, era não olhar pra nada disso.

A partir do momento em que comecei meu processo de desenvolvimento pessoal, em busca de autoconhecimento e de olhar pra mim, eu comecei a me conectar com meu passado e me aproximar dele, ao invés de repelir. Eu acolhi as minhas dores da infância, e aceitei como parte de mim. Eu olhei para dentro de mim, como um todo, um ser completo, com inúmeras falhas, defeitos e me acolhi. A partir desse momento meu olhar em relação ao mundo também mudou. Eu passei a admirar a natureza como a coisa mais bela que já existiu. Eu passei a olhar o outro como uma extensão minha e uma parte de mim. Eu passei a apreciar momentos simples, como o calor de uma xícara de chá, o barulho da chuva, uma conversa boa com amigos. Eu comecei a apreciar o lado bom da vida. Eu encontrei meu "ikigai"nesse momento.

Encontrar sua razão de ser, não está em algo grandioso. Está em viver, dia após dia como se fosse a única coisa que você tem. Que na verdade é a única coisa que você tem mesmo.

Depois que a gente se conecta com nosso "pequeno ikigai" os maiores começam a despertar também. Os Japoneses falam que temos muitos "ikigais" e que precisamos ir reconhecendo eles ao longo da vida.

Quando me conectei comigo, e comecei a perceber pequenas coisas que antes eu não percebia, aos poucos grandes ïkigais" também foram surgindo. Eu descobri que amo poder dizer o quanto as pessoas podem se tornar melhores, e ensinar um caminho para isso. E transformei isso em trabalho. Eu descobri muitas coisas que amo, e descobri muitos "ikigais". Eu não sabia que tinha esse nome. Mas agora eu tenho um nome pra dar para cada coisa nova que eu descobrir que é minha razão de viver. 

Quais seus 'ikigais"? Por quais motivos você acorda todas as manhãs? 
Minha sugestão é: comece a procurar dentro de você. As vezes, tem umas coisas que precisam sair, para seu "ikigai"aparecer. 




Foto tirada por mim no Parque Witeck no Rio Grande do Sul. Momento "Ikigai"

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos sobre autoconhecimento, consciência, e muito mais.

Meu perfil no Facebook

Nossa página do Facebook, acompanhe lives aqui

Meu canal no Youtube

Meu abraço cheio de amor e luz pra você.

Roberta Spadini



Comentários

Postagens mais visitadas