Como transformar minha missão em trabalho?


Sei qual a minha missão de vida, mas não sei como ganhar dinheiro com isso?

Esse é o segundo texto de uma série de 3 textos sobre missão de vida. Se você não leu o primeiro, segue o link aqui pra você pegar o fio da meada.


Nesse texto nosso propósito é falar com quem já descobriu sua missão de vida, mas não sabe como transformar isso em um trabalho que gere resultado e você possa sobreviver dele.
Já ouvimos falar que trabalhar com aquilo que amamos tem maior probabilidade de dar certo. E certamente, aquilo que você ama fazer, que você faria mesmo que fosse de graça, está associado ao que você veio fazer aqui.
Você descobriu que o que você ama fazer é cozinhar, é dançar, é cuidar das pessoas, é correr, é se doar aos outros, tirar fotos, escrever, qualquer coisa que você sinta que seu coração acelera quando você faz, ou nem vê o tempo passar, e você acredita que pode fazer isso pelo resto da sua vida. Bem provável que sua missão de vida esteja ligada a isso, mas como fazer isso se tornar um negócio, e se tornar rentável de alguma forma. Vamos a algumas dicas:

1 – Olhe com atenção para isso que você acredita que seja a sua missão. Agora olhe em volta, para o mundo e veja como seria útil para alguém. Como essa sua habilidade pode ser oferecida para alguém? Qual público pagaria por isso que você faz? Já existem pessoas fazendo isso?

2 – Como você pode se tornar único nisso?
Existem duas possibilidades:

a: o que você faz já tem pessoas fazendo, ou seja, você já tem um público desenvolvido.

Se o que você acredita ser a sua missão, já tem muitas pessoas fazendo, ótimo, você já tem um público e já tem concorrência também. Descubra algo nisso que você seja bom e único. Algo específico. Por exemplo, você descobriu que gosta de trabalhar com pessoas e quer se tornar um Coach. Escolha algo específico que você seja muito bom, que mesmo sem trabalhar com isso anteriormente você tenha experimentado. Crie algo novo, use algo específico e que seja seu e se torne referência nisso.

b: O que você faz não tem ninguém que fez ainda, você vai ter que descobrir seu público.

Se você acredita que a sua missão ainda não está relacionada a nenhuma profissão, crie uma. Seja o primeiro a pensar em algo, em solucionar o problema de alguém. Esses dias eu vi um exemplo disso que achei incrível. Um rapaz que trabalhava de técnico de enfermagem, criou uma empresa chamada, “Neto de aluguel” (se não me engano, é esse o nome), mas ele viu uma oportunidade grande  em um mercado em potencial. A expectativa de vida está aumentando, muitos idosos ficam muito tempo sozinhos, os filhos não tem muito tempo, e ele oferece o trabalho dele, levando as pessoas aos seus compromissos, dando atenção.

Para fazer o que ninguém fez antes, você tem que pensar “fora da caixa” e sair do padrão do que todos estão fazendo e pensar no que eu posso fazer de diferente. Só o fato de você começar a se fazer essa pergunta, vai começar a gerar ideias novas pra você.

3 – Se você já sabe o que gostaria de fazer, mas ainda não está fazendo, provavelmente você tem muitas crenças sobre o que fazer ou não fazer muito fortes. Ou não sabe se isso vai dar dinheiro mesmo, e quanto tempo vai demorar, e se não der, e o que os outros vão pensar, preciso de dinheiro pra começar, não sei por onde começar, entre muitas outras.

A verdade é que tudo isso, só te faz não começar nunca, por que você continua enchendo sua cabeça de dúvidas ao invés de soluções.

Será que isso vai dar dinheiro? Enquanto o dinheiro for o resultado principal que você espera, provavelmente seu novo negócio não vai sair do papel ou se iniciar não vai gerar o resultado esperado. O dinheiro precisa ser consequência do que você vai entregar, e se você se preocupar em fazer algo muito bem feito, ao invés do quanto vai ganhar, o resultado vai sair muito melhor que o esperado.

Quanto tempo vai demorar? Bom, isso depende de muitos fatores. Já dizia um ditado antigo, “o leite só ferve quando você sai de perto”. Quem já ferveu leite em casa sabe o que é isso. Você fica ali, olhando pro leite, esperando ele ferver, e ele não ferve. Você pisca o olho, olha pro lado e ele derrama. Com seu negócio ou com tudo que você deseja nessa vida é igual. Enquanto você estiver ali, esperando as coisas acontecerem a todo custo, não acontece. Você relaxa, curte a caminhada e as coisas começam a se realizar.

O que os outros vão dizer? Ah, se você realmente se preocupar com isso, você nunca vai fazer nada. O que as pessoas vão dizer ou pensar, não tem nada a ver com você. Tem a ver com elas. Tudo o que você enxerga nos outros está em você e vice-versa. Perder tempo se preocupando em fazer algo pra agradar é perda de tempo, as pessoas só enxergam o que querem enxergar. (Tem outro texto aqui no blog falando sobre isso).

4 – Estabeleça metas.
 Você pode não começar seu negócio agora, ou a trabalhar com o que você gosta. Mas dê o primeiro passo. O mais difícil sempre é o primeiro passo:

a: estabeleça a meta bem clara sobre o que você quer

b: como você vai se sentir quando estiver realizando isso? Escreva, desenhe, imagine.

c: qual o primeiro passo pra isso se realizar? Ex.: você descobriu que quer algo relacionando a moda, dedique todos os dias um tempo pra estudar todos os sites, blogs, vídeos sobre moda e sobre as pessoas que trabalham nesse meio, como elas fazem o que fazem, como chegaram lá, comece a ler livros sobre o assunto, faça anotações, escreva em um caderno tudo que você vai descobrindo, faça todos os dias a pergunta, como posso transformar isso em trabalho?

 d: não se iluda que existe uma fórmula mágica. Que você vai ter uma iluminação, vai começar a trabalhar com o que você ama e será feliz para sempre. Não gente, não funciona assim. Sua missão provavelmente está bem longe da sua zona de conforto, e se você conversar com pessoas que trabalham com o que ama hoje, vão descobrir que todas passaram por momentos desafiadores, de acreditar que aquilo era possível, de acreditar em si mesmo quando todos duvidaram, de estudar e trabalhar dobrado, para manter o que faz atualmente e ir aprendendo algo novo, essas descobertas levam tempo e muita dedicação, e mesmo assim, nem todos os dias são flores.

Você precisa ser feliz fazendo o que você faz, independente de ser ou não a sua missão de vida no momento.

Mude o seu pensamento de “não estou fazendo o que amo” “não gosto disso” para “como posso trabalhar no que amo” “o que eu faço agora é um caminho para chegar onde eu quero” e criar um plano de iniciar já, com um passo pequeninho, sua perspectiva vai mudar e você vai estar fazendo o que ama sem perceber.  Falo isso por experiência própria. Eu acredito que vai dar e você?

Aproveite e comece agora!

No próximo texto falaremos como encontrar nossa missão de vida, e viver mais próximo ao que acreditamos como verdade.

Um beijo cheio de amor e paz pra você,
Roberta Spadini




Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos sobre autoconhecimento, consciência, e muito mais.

Meu abraço cheio de amor e luz pra você.

Roberta Spadini


Comentários

Postagens mais visitadas